Um blogue em que os meus convidados são desafiados para uma entrevista em jeito de conversa de café
10 de Dezembro de 2009

 

Licenciou-se em Sociologia. Foi comissário de bordo. Actualmente é bancário. A necessidade de ter um projecto pessoal levou José Cabral a criar o Alfaiate Lisboeta. O blogue nasceu em Janeiro de 2009 e já é um dos mais lidos em Portugal. Até 31 de Janeiro podemos ver as fotos do Alfaiate no WindClub em Oeiras.
 
Sou uma pessoa orientada para pessoas. Uns estão orientados para números e para resultados. O blogue é o meu projecto criativo.
 
 
 
Rita Filipe – Quem é o Alfaiate Lisboeta?
 
José Cabral – O Alfaiate Lisboeta é um projecto meu. Eu não sou o alfaiate lisboeta. O alfaiate é qualquer coisa que a dada altura da minha vida me lembrei de fazer.
 
RF – Como é que surge a ideia de fazer um blogue com fotografias de pessoas que passam na rua e que o José fotografa porque lhe chama à atenção a forma como estão vestidas?
 
JC – Já tinha uma predisposição para fazer qualquer coisa minha. Trabalho por conta de outrem e de vez em quando sinto que falta qualquer coisa para mim. O alfaiate lisboeta é meu e também sou eu. Apesar de nunca ter ligado a blogues sentia a necessidade de fazer qualquer coisa diferente. Ainda hoje não passo muito tempo a ler blogues nem sequer os dos meus amigos. Até que conheci o Sartorialist. Achei aquilo tão giro que fiquei com vontade de fazer qualquer coisa à minha escala, de acordo com as minhas capacidades, porque nem sequer tenho formação em fotografia. Juntei a tal predisposição para fazer qualquer coisa minha com esta inspiração e criei o blogue.
 
RF- Qual é o poder de uma imagem?
JC - Não me levo muito a sério. Sou sensível às pessoas, mais do que um blogue de moda, o alfaiate é um blogue de pessoas. A moda muitas vezes é um pretexto para falar de muitas outras coisas. Não é por acaso que os melhores posts são os mais pessoais. Em que eu ofereço mais de mim. É muito simpática a comparação que fazem entre o Sartorialist e o Alfaiate porque é um blogue muito bonito. O sartorialist é um blogue de moda. Aquilo é a vida do autor dele. Eu não sei nada sobre moda.
 
RF – Qual é o critério para incluir alguém num post?
JC – É estritamente estético. É o chamado street fashion blogue.
 
RF- O feedback ao alfaiate tem sido muito bom. O que lhe dizem acerca do seu projecto?
JC- No início foi visto de uma forma excêntrica. Uma coisa gira é que antes de convencer os meus amigos, convenci pessoas que não me conheciam. Não tinha nenhuma máquina por trás de mim, apenas o blogue. E o poder da blogosfera é mesmo esse. Quem tem um projecto de que os outros gostam, o efeito vai-se reproduzindo. Tenho mais visitas por outros blogues falarem do alfaiate do que pelas entrevistas ou artigos que já saíram sobre o projecto. As pessoas em geral reagem bem. Mas mais importantes são as pessoas que fotografo para o blogue. E essas reagem muito bem.
 
RF – Para onde caminha o Alfaiate Lisboeta? Começou este projecto em Janeiro e neste momento tem em média cinco mil visitas por dia, já foi à rádio e à televisão.
JC – O alfaiate é um blogue e será sempre isso. Não tenho grande expectativa sobre o que vem a seguir. O reconhecimento é bom e é simpático. Até porque dá trabalho. E quando nos empenhamos gostamos de ver o nosso projecto reconhecido. Não digo que o blogue não me possa levar a mim José Cabral a outros projectos, mas não tenho pressa, gosto dele tal como está. É um projecto pelo qual eu tenho muito carinho.

 

 

 

 

publicado por Rita Filipe às 00:11
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
Rita Filipe
anarita.filipe@gmail.com
Enfermeira por um feliz acaso, comunicadora por paixão. Procuro um lugar ao sol no mundo do jornalismo...
últ. comentários
Muitos parabéns por esta entrevista excelente, no ...
Perguntar ao honestíssimo comentador da nossa praç...
Eu tive um sonho. Sonhei que o Estado Português er...
A PRIMEIRA BEATIFICAÇÃO EM PORTUGAL – BEATA RITA A...
Apresentações do livro “Saude 24 horas” pelo autor...
Muito bem!!!Fiquei agradavelmente surpreendido pel...
Parabéns por ter criado um blog tão interessante! ...
Bom dia,Parabéns pela entrevista!Aproveitámos para...
Oi Rita, tudo bem? Já tenho saudades... de você lá...
Uma grande pessoa, um amor de rapaz, um sorriso co...