Um blogue em que os meus convidados são desafiados para uma entrevista em jeito de conversa de café
10 de Outubro de 2009

 

É impossível ficar indiferente ao Salvador. A energia com que explica os seus projectos contrasta com o corpo preso a uma cadeira de rodas. Falámos de sonhos, acessibilidades e do seu mais recente desafio, o programa de televisão com o seu nome. "Salvador" estreia a 12 Outubro na RTP1.
 
 
"Tenho aprendido que na vida temos de nos focar naquilo que somos bons. E fazer das desvantagens uma vantagem."
 
 
"Acho que o programa vai ter bastante impacto, até porque aborda a temática da deficiência mas de uma maneira séria, optimista, e não lamechas. Mais do que uma lição de vida, espero que o programa ajude a mudar mentalidades. "
 

Rita Filipe – Quem é o Salvador?

Salvador Mendes Almeida – É um jovem com 27 anos, alegre, bem disposto, de bem com a vida e que aos 16 anos teve um acidente de mota. (...)

RF – Como surge a Associação Salvador?

 

 

SMA – Desde que tive o acidente e que fui retomando o contacto com a realidade, fui percebendo que não era uma situação passageira, que não era dali a um ou dois anos que ia voltar a andar, tive de me confrontar com várias situações. (...) Tenho aprendido que na vida temos de nos focar naquilo que somos bons. E fazer das desvantagens uma vantagem. Quando estava a terminar o curso, fundei a Associação Salvador porque percebi que os apoios para pessoas com deficiência e os apoios nesta área das acessibilidades são poucos ou inexistentes. (...)

RF – O Salvador recebe muitos pedidos de ajuda na associação?
SMA – Sim recebemos bastantes. Desde pedidos de cadeiras de rodas, a adaptações para uma casa, pedidos de informação para transformações de carros, desde pessoas que procuram eventos de convívio para se integrarem e para estarem com pessoas na mesma situação. Recebemos diversos pedidos aos quais tentamos responder da melhor forma para respondermos à nossa missão que é a integração plena das pessoas com mobilidade reduzida.

RF – A Associação vive do mecenato?
SMA – Exactamente. É uma associação sem fins lucrativos, vive de mecenas, de empresas que nos apoiam mas também de particulares que podem contribuir através de 2 euros por mês, através de uma mensalidade, tornando-se amigo da associação Salvador. Tornar-se amigo é não só comparticipar com uma verba mensal, anual o que a pessoa entender, mas também a nível de voluntariado. Desde levar uma pessoa paraplégica da zona onde habita a passear, desde ser nosso voluntário em eventos de convívio.

RF – A partir de Segunda-feira, 12 de Outubro, a Associação vai passar a ter com certeza uma visibilidade diferente. Estreia na RTP1 o programa Salvador. Fale-me deste desafio.

SMA – O programa tem 13 episódios. Em cada semana apresento uma história de vida de uma pessoa positiva, com coragem. Damos a conhecer pessoas que vivem com muitas dificuldades no seu dia-a-dia mas não foi por isso que deixaram de lutar e de viver. (...) Acho que o programa vai ter bastante impacto, até porque aborda a temática da deficiência mas de uma maneira séria, optimista, e não lamechas. Mais do que uma lição de vida, espero que o programa ajude a mudar mentalidades. Às vezes as pessoas não dão emprego a pessoas deficientes, ou pensam coitadinho, e põem-no na recepção a atender o telefone. (...)

RF – Portugal é um país complicado na questão das acessibilidades?
SMA – As pessoas são pouco respeitadoras. Eu quero acreditar que quando alguém estaciona num lugar reservado a uma pessoa com deficiência, ela não tem noção do que faz. Porque se conhecesse as dificuldades que as pessoas sentem no dia-a-dia, ter que tirar a cadeira, ter que a pôr, se está a chover demora mais tempo ainda, se estaciona mais longe ainda terá possivelmente de subir a um passeio… são inúmeras as barreiras.

RF – Qual foi o maior desafio da sua vida?
SMA – O mais radical foi ter mergulhado a mais de 30 metros de profundidade e depender sempre de terceiros. E eu não poder controlar nada. Quando penso nisso acho um bocado inconsciente. Se acontece alguma coisa à outra pessoa eu não consigo sair de lá. O mergulho foi um dos grandes desafios da minha vida. O mergulho é assim o mais radical, mas todos os dias temos que desafiar-nos a nós próprios. Para fazer mais daquilo que fazemos e cada vez melhor. O desafio em que estou neste momento mais empenhado, é através da associação Salvador, a construção de um Portugal mais acessível.

RF- É esse o seu maior sonho Salvador?
SMA – Não é o maior, tenho outros sonhos como casar e ter filhos, voltar a andar, mas são coisas que não acontecem de hoje para amanhã. São projectos a longo prazo. A construção de um Portugal mais acessível também é uma coisa faseada, mas enquanto profissional desta área de acção social, onde a associação faz o seu trabalho, é onde me sinto mais realizado.


RF – Com todas as dificuldades que enfrenta diariamente, onde é que o Salvador encontra a sua força?

SMA – Faço questão de me rodear de pessoas com energia positiva. Acho que às vezes temos um conceito errado de felicidade. A felicidade não consiste apenas em momentos bons. A felicidade duradoura é um processo contínuo.

 
 



 

 


entrevista completa aqui

 


 
 
publicado por Rita Filipe às 16:54
Não podia estar mais de acordo com a frase final do Salvador. É importante saber ser feliz em todas as circunstâncias da vida e em todas as situações que se nos deparam. Força, Salvador, continua a ser exemplo para todas as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. E parabéns, Ana Rita, pela excelente ideia ao fazeres este blogue.
stiletto a 11 de Outubro de 2009 às 15:37
Bom blog ;)

Estava a ficar intrigada pelo facto de não entrevistares mulheres... Mas reparei que a primeira entrevista foi com uma mulher e fiquei feliz! Temos grandes mulheres por cá!

Força com o teu projecto ;)
Anónimo a 12 de Outubro de 2009 às 19:32
Olá Rita! Gostei muito desta ideia! Felicidades para este novo projecto! :)
Sofia a 12 de Outubro de 2009 às 21:21
Parabéns pelo blogue e pelo destaque.
bmcbmrs a 15 de Outubro de 2009 às 21:21
li o livro dele :)
claudia a 17 de Outubro de 2009 às 14:35
Uma grande pessoa, um amor de rapaz, um sorriso contagiante....
Força e continua a lutar por aquilo que acreditas.....
Bjs
Calti a 13 de Janeiro de 2010 às 18:22
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
29
30
31
arquivos
arquivos
anarita.filipe@gmail.com
Enfermeira por um feliz acaso, comunicadora por paixão. Procuro um lugar ao sol no mundo do jornalismo...
últ. comentários
Muitos parabéns por esta entrevista excelente, no ...
Perguntar ao honestíssimo comentador da nossa praç...
Eu tive um sonho. Sonhei que o Estado Português er...
A PRIMEIRA BEATIFICAÇÃO EM PORTUGAL – BEATA RITA A...
Apresentações do livro “Saude 24 horas” pelo autor...
Muito bem!!!Fiquei agradavelmente surpreendido pel...
Parabéns por ter criado um blog tão interessante! ...
Bom dia,Parabéns pela entrevista!Aproveitámos para...
Oi Rita, tudo bem? Já tenho saudades... de você lá...
Uma grande pessoa, um amor de rapaz, um sorriso co...